sábado, 19 de novembro de 2011

Editores / IDE para Programação em PHP


Olá!

Eu vou colocar aqui as minhas opiniões sobre qual o melhor programa para escrever códigos em PHP.

Muito se fala por ai do Eclipse. Eu já testei e me pareceu uma excelente IDE para programação. Mas um ponto que não me agradou foi o consumo de memória.

Na minha maquina (Intel Core i3, 2 Gb RAM) ele consome mais de 300 Mb assim que é inicializado. Desempenho pra mim é fundamental! E todo esse consumo de memória pra mim torna-se algo completamente descartável!

Existe um editor de texto, que se mostrou excelente além de muito útil é o Notepad++.
Editor simples, rápido, um Notepad (normal) muito melhorado!

Mas também é absurdamente simples e não possui nenhuma barra de ferramentas com funções para programação. Apesar de contar com milhares de plug-ins disponíveis para download.

Pra mim, a principal utilidade fica com a possibilidade de mudar a formatação de um arquivo para por exemplo: UTF-8 (Sem BOM). Isso é muito útil e resolve uma série de problemas com o PHP e CodeIgniter quando a programação é sobre UTF-8.

Agora o editor que eu gosto (gosto é gosto e não se discute), é o Adobe Macromedia Dreamweaver CS3.

Leve, fácil, tem funções de aut0-complete além da preferencia. E gosto tanto da versão CS3 que não tenho nem vontade de atualizar para alguma versão mais recente.

E você? Prefere o que? Algum outro software? Ou tem algo a comentar sobre os softwares que foram comentados aqui?

3 comentários:

  1. Bom dia!
    Também considero o Dreamweaver um excelente IDE, porem sua licença um pouco cara. Em busca de alternativas estou utilizando o CodeLobster (http://www.codelobster.com/) em sua versão Free e estou gostando bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julio, realmente a licença do Dreamweaver é cara! Ultimamente eu tenho usado apenas o Notepad++.
      Eu acessei o site do CodeLobster e achei interessante o plugin para o Codeigniter, obrigado pela dica!

      Excluir
  2. Boa tarde, eu usava o Eclipse também, mas deixei o hábito justamente pelo consumo de memória muito alto. Sobre o Dreamweaver, ele é pesado também e deixei de usar.
    Já usei também o notepad++, mas não me acostumei com ele, mas ele é um otimo editor. Hoje estou usando o SUBLIME TEXT 3, super leve, tem plugins na web, possui diversos recursos para quem trabalha com projetos. O que mais gosto nele é a cor da sintaxe do código, a licença dele custa 70 dólares, vale a pena pagar.

    ResponderExcluir